quinta-feira, 28 de abril de 2011

A escolha das madrinhas do Guiga...

O Batismo é uma tradição. É raro encontrar alguém que não foi batizado mesmo vindo de família pouco ou quase nada religiosa. Logo que a criança nasce surge a indagação de quem serão os padrinhos. Nessa hora vale uma reflexão sobre o significado do batismo e o real papel dos padrinhos.

O batismo é o primeiro dos sete sacramentos da Igreja Católica. Recebendo esse sacramento a criança nasce para a fé e para a vida cristã. Por trás de cada gesto nessa cerimônia há um importante significado como a água que é jogada sobre a testa da criança, que representa vida nova, o óleo que simboliza a força da graça de Deus contra o mal; purificada e da vela, que é a luz da fé; a roupa branca é um importante símbolo deste ritual, que indica a pureza do corpo e da alma daquele que está recebendo o batismo.
Os padrinhos geralmente são escolhidos por serem pessoas queridas pela família. Mas só isso não basta. Ao aceitar o convite para batizar um bebê os padrinhos assumem, junto com os pais, a responsabilidade pela educação religiosa da criança. Quando falamos em “padrinho” e “madrinha ou “compadre” e “comadre” estamos especificando a pessoa que estará junta “com o pai” e “com a mãe”.
Por isso é importante que eles sejam cristãos praticantes, mesmo que os pais sejam indiferentes em relação a vida espiritual do filho, a função do padrinho e da madrinha é de intervir e/ou substituir os pais nesta missão. Quando os padrinhos são presentes e participam da vida do afilhado ambos ganham, a criança, que se sente amada e valorizada e os padrinhos, que tem a chance de vivenciar as descobertas puras e genuínas da infância.
Segue a escolha das madrinhas, no plural, pois são duas pessoinhas muito especiais em nossas vidas e como existe a possibilidade de somar duas madrinhas (*Consagração e Batismo) vamos anunciá-las primeiramente por aqui! Apesar de que virão surpresas por ai...
Apesar da dúvida sobre a escolha do padrinho, já faço aqui as considerações sobre alguns ontos que são fundamentais para tamanha responsabilidade.

Madrinha de Consagração: Cumadí Carolina!

Cumadi Carol cheia de carinhos com seu afilhado Guiga! Essa menina é mto especial!
Consagração a Nossa Senhora é um ato de devoção que acontece no fim da celebração. Como o povo católico brasileiro tem grande apreço pela mãe de Jesus, por isso confia à especial proteção de Maria os seus filhos e filhas.
Quem é a Cumadi Carol?!
A cumadi Carol é nada mais nada menos que a prima do Guiga, filha da tia Sandra ( irmã do papai Duda) e tio Marcelo. Carolzinha é uma menina muito responsável e amável. Sempre foi muito carinhosa e atenciosa com o Gugia desde que ele estava na barriga da mamãe. É cheia de dengos e toda afetuosa com ele. Apesar dos seus 07 anos, já entrará para fazer a 1ª Eucaristia para receber seu afilhado Guiga. Tenho certeza que a cumadi Carol contribuirá muito para o crescimento do Guiga! Ela é tão amorosa com ele que chego a ficar comovida!

Madrinha de Batismo: Tia Clarissa, a Cacá e para mamãe a Tia Boizinha!!
 


Dindinha Boizinha com seu afilhado Príncipe!!

Tem coisa na vida que não tem muita explicação, uma coisa na minha vida que não tem muito o que explicar é o carinho e vínculo que mamãe tem por essa pessoinha. Nos conhecemos há pouco mais de 6 anos e já temos muitas histórias pra contar juntas!
Tia Cacá, mora em BH, apesar da distância não pensamos duas vezes ao concluir que ela seria a dinda do Guiga.
Sempre nos referimos como se fossemos irmãs, porém a partir do nascimento e batismo do Guiga, teremos um motivo maior para fortalecermos todo esse amor e afeto.  Cacá é a Dinda do Guiga!!!


Ainda não decidimos sobre a data e local. Mas daqui pra frente começarei minha busca de informações e planejamento sobre isso. Quero fazer desse dia, um dia muito especial para todos nós, afinal será um ritual que ficará marcado para sempre na vida do nosso filho e na nossa tb. Mais um vínculo forte um elo para o resto de nossas vidas!
Haja responsabilidade heim meninas?!!!
Daqui pra frente seguiremos na saga da escolha do padrinho...


Aguardem Dindas queridas...novidades virão!!!
Papai e Mamãe confiaram em vocês esse ELO ETERNO! Guiga é um menino muito especial para Dindas tb tão ESPECIAIS...

Um comentário:

  1. Meu príncipe Guiga, dindinha ficou muito emocionada com a escolha da mamãe e do papai para madrinha de batismo!
    É um elo eterno entre nós 3, e retrata a confiança que a mamãe e o papai têm na dindinha, para auxiliar na sua criação!
    Estou muito ansiosa pela chegada do grande dia!!!
    Realmente, a mamãe disse tudo, tem coisas na vida que não tem explicação...
    Só tenho que agradecer a Deus por ter colocado mamãe em minha vida, e depois papai, e agora você, príncipe mais lindo!!!
    Dindinha te ama muito, desde que ficou sabendo que você ainda era do tamanho de um grãozinho de feijão!!!
    Amoooo muito vocês 3!!!

    ResponderExcluir